quarta-feira, junho 01, 2005

Escrava Anastácia, santa ou lenda?




O livro “Santo de Casa Também Faz Milagre: A Construção Simbólica da Escrava Anastácia” escrito pela Mônica Dias de Sousa, levanta uma hipótese do culto a Escrava Anastácia tenho sido criado na década de 70. Uma das descobertas é referente a imagem mais conhecida dela, que pode ser uma reprodução tirada do livro “Voyage Auour Du Munde”, escrito pelo pesquisador francês Etienne Arago, publicado nu século XIX.
Oficialmente a historia de Anastácia foi recuperada em 1968 na exposição sobre os 80 anos da Abolição da Escravatura, na Igreja do Rosário, cidade do Rio de Janeiro. A partir dali começou a devoção que hoje é estimada em 28 milhões de fiéis. Há inclusive um santuário da Santa Negra, no bairro Vaz Lobo.
A historia da Anastácia começa em 1740, quando um navio negreiro de nome Madalena, desembarca no porto do Rio de Janeiro, trazendo a bordo a princesa Delminda, oriunda de uma tribo bantu, da família do rei Galanga. Ele viria ser conhecido depois como Chico Rei – personagem da historia oficial de Minas Gerais, responsável pela alforria de seu povo através da extração de ouro.

Nesta mesma embarcação, juntos aos outros 112 pessoas escravizadas, Delminda foi exposta aos compradores de escravos, onde acabou comprada por mil réis pelo feitor Antonio Rodrigues Velho, representante de Joaquina Pompeu.

Porém, antes de entregá-la, ele a teria estuprado engravidado. Por ser europeu e loiro, o feitor, seria o responsável pelos olhos azuis de Anastácia.
Anastácia nasce no dia 12 de maio de, 1741, considerada bonita desde pequena. Mas sua beleza acaba atraindo os desejos de Joaquim Antonio, filho de Dona Joaquina. A partir desse momento passa a ser assediada de várias formas, inclusive com oferta de dinheiro por sua virgindade.

Após sua recusa sistemática, Anastácia repete o destino da mãe – é violentada. Mas durante a violência sexual ela acaba ferindo o rosto do jovem.
Como castigo, Anastácia é obrigada a usar uma mascara, - a famosa descrita nas gravuras de Arago, sendo apenas retirada para que pudesse alimentar-se. Adoece por não não suportar o instrumento de martírio e a carga de trabalho. É ainda levada para o Rio de Janeiro para tratamento médico, mas morre mesmo assim. Seu corpo é enterrado na Igreja do Rosário.
Na Igreja não há registro oficial sobre o fato, mas há uma ocorrência de incêndio ainda no século XVIII, que segundo informações oficiais destruiu também toda documentação.
Verdade ou lenda o culto a Escrava Anastácia é forte em várias regiões brasileiras. Ela é referencia tanto a católicos quanto aos praticantes de religiões de matriz africana. O que é verdadeiro é a violência sexual que era submetiam as mulheres africanas, que é descrita por Gilberto Freyre no livro Casa Grande & Senzala.


PRECES
Prece para se livrar dos inimigos visíveis e invisíveis
Ó virgem santa virgem santa Princesa Anastácia
Vós que tendes nas mãos o poder dos milagres,
Do bem, do amor e da caridade Fazei com que os meus inimigos
Não tenham forças nas mãos para me atingir...
Não tenham forças nos olhos para me verem...
Não tenham forças nos pés para me alcançarem
Bem aventurada santa Anastácia
Primeira e única princesa absoluta do cativeiro
Eu vos peço pelo sofrimento que passates no cativeiro
Livrai-me de dia e de noite dos meus possíveis inimigos
Ocultos e declarados, visíveis e invisíveis
Assim seja.

17 comentários:

Anônimo disse...

tenho desde 1981 uma imagem(santinho) da escrava Anastácia e sempre que me vejo numa situaçâo difícil recorro a ela e olha que são quase todos os dias!consigo, assim ter forças!!!

Anônimo disse...

sim caros amigos tenho uma revista a muito tempo ke tem essa santa anastacia sim fiqui muito comuvida com a hitoria chorei muto por ela sofreu muitodeus e ke sabe as razoens mas nao se brinca com coias serias gosto muito dela so pelo peso que teve na sua face deus e kem sabe podera ser a maior santa do mundo veremos mas tarde ke ela me ajude eu gostava duma himaguem dela mas e dificil nao bj madeira portugal

Anônimo disse...

Sou uma escrava branca, escrivã de polícia civil, trabalhava dioturnamente, plantões sem a devida folga, isso me levou ao estresse crônico.

Estou rezando com fé para a Santa Anastácia me dar forças e me libertar.

Marcia Accioly - Recife/PE disse...

Olá,
Gosto da cultura africana e em especial da sua rica mitologia.Faz três anos que realizei uma exposição sobre os Orixás e adorei mergulhar naquele universo.Recentemente tive a encomenda de uma tela sobre Anastácia e seu blog me ofereceu a oportunidade de melhor conhecê-la. Publiquei esta história no meu blog, logo após a apresentação da minha tela! Claro que citei a fonte!
Marcia Accioly

Vera Paixao disse...

É uma das minhas santinhas preferidas!!!!!!!

Altamiro Campos disse...

Essa estória de que a mãe da escrava Anastácia foi comprada por um feitor de Dona Joaquina é MENTIRA. Dona Joaquina nasceu em 20/08/1752, portanto 12 anos depois que a mãe de Anastácia chega ao Brasil, e, 11 anos depois de Anastácia ter nascido.

Solicito portanto a correção, pois o texto não reflete a realidade da história.

Anônimo disse...

uMA MAIGA ME RECOMENDOU PEDIRA AJUDA À SANTA ANASTÁCIA, DEPOIS QUE LHE CONTEI SOBRE PERSEGUIÇÕES EM MINHA ÁREA DE TRABALHO. HOJE COMECEI A REZAR E PEDIR PRTOTEÇÃO A ELA.

ROSÁRIO disse...

TENHO FÉ QUE SANTA ANSTÁCIA VAI ME AJUDAR . POIS ME SINTO UMA ESCRAVA, NAO TENHO CARTEIRA ASSINADA, NÃO TENHO BENEFÍCIO ALGUM E AINDA ASSIM HÁ QUEM ME PERSIGA. NÃO TENHO PENSÃO E NEM APOSENTADORIA, PRECISO TRABALHAR E ESTOU SENTINDO MUITA DIFICULDADE. VOU REZAR PARA ELA ME LIVRAR DOS INIMIGOS.

ROSÁRIO disse...

ESTOU REZANDO PARA SANTA ANSTÁCIA ME LIVRAR DOS INIMIGOS

Marlucia Divina da Silva Medeiros coração cuiabano disse...

Santa anastácia me ajuda quando eu quizer grita que o silêncio seja mais alto e vá mais longe do que o eco do meu grito seja capaz de alcançar...

Anônimo disse...

Escrava Anastácia é uma grande e poderosa santa, tenham fé!

Anônimo disse...

Escrava Anastácia, grande e poderosa, abençõe-nos!

Anônimo disse...

Já fazem uns 10 anos que ganhei de uma amiga a oração da |Escrava Anastácia, e desde então toda terça-feira acendo uma vela,faço a oração...tenho muita fé nela,sinto que ela olha por mim e ilumina meu caminho.

Anônimo disse...

A sete anos que tenho doenças mentais e sofro muito vi anastacia em um sanatorio e ela me aconcelhou a nao chorar sou evangelica e desde que parei de tomar meus remedios n tenho sussego voltei a tomar n tenho mais paz!7 anos e eu ja n sei no que acreditar

Unknown disse...

A muito.tempo sofri um acidente de ônibus e Santa Anastácia me acudiu e com muito orgulho que carrego uma tatuagem em sua homenagem e sou devota a ela dedico a minha vida a santa Anastácia .

Unknown disse...

SANTA ANASTÁCIA NÃO É LENDA É REAL, NÃO SEI PORQUE TANTA DÚVIDA, EXISTEM TANTOS SANTOS POR AÍ E NINGUÉM QUESTIONA, E MAIS, TODOS SANTOS ESTRANGEIROS. SALVE MINHA MÃE SANTA ANASTÁCIA.

Unknown disse...

Amo Santa Anastácia, eu ganhei seu santinho nos meados dos anos 80, confesso a todos que desde este dia, entrego a minha vida e alma nas suas mãos, sempre que preciso de socorro, ali está ela com a sua bondade infinita para me ajudar e me socorrer, eu a amo tanto, que tenho na capelinha da minha casa, um busto da minha protetora, a deixo do lado de Nossa Senhora a nossa mãezinha do céu.
Acreditem, Santa Anastácia é e sempre será verdadeira, minha fé por ela, atravessa anos e anos e durante toda a minha vida, enquanto o sangue correr nas minhas veias, vou ama-la e espalhar para o mundo o quanto é se protegido por ela.
Agnaldo Ferraz