domingo, junho 12, 2005

GENEALOGIA DA CORRUPÇÃO?


A Boca fala do que o coração está cheio e isso foi o que aconteceu no caso do ator global Raul Cortez que de tanto atuar pensou que fosse um antropólogo e culpou a genealogia do povo brasileiro a corrupção. Ele que estava na inauguração da Daslu – Loja onde uma peça de roupa custa 50 mil reais e é obvio que ele estava opinando sobre o caso envolvendo o Governo Lula.
Mas devido uma Revisão da Historia do Brasil mal pesquisada e cheia de preconceito ficou comum dizer que os problemas do país são fruto da formação da população. Para não pousar de racista o ator se referiu especificamente aos portugueses que povoaram o território nacional e mesmo assim, cometeu um equívoco.
Os portugueses que foram deixados como degredados não eram em sua totalidade bandidos. A grande maioria eram presos políticos ou religiosos. Explico: as pessoas acusadas de praticas religiosas não condizentes com a Santa Sé ou mesmo familiares de judeus eram deportados para a colônia dos trópicos. É lógico, devidamente rebatizados de novos cristãos e com sobrenomes de animais, plantas e situação geográfica. Exemplo: os Figueiras, os Coelhos e os Costas.
Um fato bem retratado no filme Desmundo era o destino das órfãs de famílias judias: eram obrigadas pela Igreja Católica a se casarem com os colonos e procriar em favor do povoamento do país.
Os presos políticos eram os inimigos da Coroa Portuguesa, pois os lusitanos não eram felizes com a Monarquia e a Nobreza. E o que indignava mais os conterrâneos de Camões era o fato de nobres e integrantes da Corte, praticarem crimes financeiros, sexuais ou homicídios e o Poder Judiciário em geral engavetar os processos, quando haviam.
A oposição se manifestava inclusive em jornais e organizações, mas descobertos eram processados e condenados ao exílio – ou África ou Brasil.
Essa gente quando vem para o nosso país, está na mesma situação dos emigrantes ingleses que fundaram os Estados Unidos, não tem direito a retorno e aqui tentam refazer sua vida. E na medida do possível lutam para que a sociedade seja melhor que na Metrópole.
Há os criminosos comuns junto com essas pessoas? Há, mas não é a maioria, mas também não podemos dizer que esses imigrantes também foram imunes à corrupção.
Mas o sistema de corrupção brasileiro surgiu de fato quando a Família Real veio para o país, fugindo de Napoleão Bonaparte. Ao chegar aqui, os nobres e membros da corte inflacionaram o mercado imobiliário e econômico, estabeleceram trocas de cargos e favores em troca de apoios e serviços, já que não tinham muito dinheiro para pagar as pessoas.
Com a Família real aqui Títulos de Nobreza foram dados à vontade. Desapropriações de casas e terrenos sem indenização aos proprietários também aconteceram.
Lei a lista de consumo diário da corte: 620 galinhas por dia, e só o jovem D. Sebastião comia sozinho 3 delas, mais 4,5 quilos de carne de porco, 2 chouriços, 200 gramas de manteiga, 3 quilos de pães, e 200 gramas de presunto.
Frei Vicente do Salvador cita em seus registros que Tomé de Sousa teria trazido para o país mil colonos e apenas 40 eram prisioneiros comuns. O mesmo atesta Gilberto Freyre em Casa Grande Senzala.
Por isso, foi por causa de gente como as que o Raul Cortes convive hoje na inauguração da Daslu, que a corrupção surgiu. O povo, o cidadão comum, nada tem haver com isso.
Pouco citada, foi à corrupção um dos motivos dos vários movimentos de independência, pois os brasileiros já não agüentavam suportar o peso de carregar gente tão inútil, que tinha nobreza só em títulos, pois nos modos e costumes, acabaram com o Brasil.
Por favor, não estou aqui perdoando os crimes desses colonos contra os índios e negros – pois duvido que até Deus fosse misericordioso – mas sem duvida alguma, não são eles genealogicamente falando que criaram a corrupção sistemática como podemos ver nesses episódios em Brasília e estados e municípios.


Marco Antonio dos Santos, membro do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Bebedouro/SP

Um comentário:

Luciano Carvalho disse...

Muito bom o seu texto, a sua abordagem foi bem clara e explicativa.
Em relaçao ao cometário do ator, resumo ao que minha avó sempre dizia "a ignorância é um crime que muitos crimes comete."
Deus te abençoe meu irmão.