quarta-feira, setembro 28, 2016

O príncipe africano e a plebeia inglesa


Deve estrear em março de 2017, o filme A United Kingdom que estrelado por David Oyelowo e Rosamund Pike conta a história real de um príncipe de Botswana Seretse Khama que enfrentou preconceito do seu povo ao se casar com uma mulher branca. Por amor, ele renunciou ao poder e foi para o exílio.
Seretse nasceu na vila de Serowe, no então Protetorado britânico da Botswana, em 1° de julho de 1921. Ele era originário de uma das famílias reais mais poderosas do país.
Filho de Sekgoma Khama e neto de Khama III, o kgosi ("chefe") dos bamanguatos, ele recebeu o nome de Sretse ("a argila que une") em referência à recente reconciliação entre seu pai e seu avô. A mãe de Seretse, Tebogo Kebailele, foi escolhida pelo kgosi Khama para ser a nova esposa do já idoso Sekgoma. Quando Sekgoma falece em 1925, Seretse, na época com apenas quatro anos de idade, é proclamado kgosi. Seu tio Tshekedi Khama torna-se regente e mais tarde seu único guardião.
Em 1947, Seretse Khama conhece uma mulher inglesa, chamada Ruth Williams e com a qual casa-se em setembro de 1948. Ruth Williams era filha de um oficial de reserva do exército britânico e, durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como motorista de ambulâncias. Tshekedi Khama ordena que Seretse retorne à Botswana a fim de repreendê-lo e exigir o divórcio. Seretse volta imediatamente e é recebido por Tshekedi com as seguintes palavras: "Você, Seretse, voltou para cá arruinado pelos outros, não por mim".
No entanto, após uma série de kgotlas ("reuniões públicas") realizadas em Serowe, Seretse volta a opinião pública contra Tshekedi, e em 21 de junho de 1949 é declarado chefe, e sua nova esposa é calorosamente recebida. Tshekedi reconhece a derrota e em seguida parte para um autoexílio.
O matrimônio entre um chefe tribal negro e uma mulher branca teve repercussão para além das fronteiras da Botswana, e em especial na África do Sul, que, tendo instituído o apartheid, não desejava, em um território vizinho, um casamento inter-racial que pudesse repercutir no país. O Reino Unido necessitava do ouro e do urânio da África Austral e, diante da pressão sul-africana, Seretse Khama é obrigado a exilar­‐se na Grã­‐Bretanha em 1951 e tem que renunciar a qualquer direito na chefatura, para ele e para a sua descendência.

O exílio dura até o ano de 1956 quando ele retorna para ao país, acompanhado da esposa e filha, mas vive como simples agricultor.
Seretse Khama funda em 1962, junto com Quett Masire, o Partido Democrático de Botswana. Entre os principais temas da agenda promovida por Khama estavam a defesa de uma sociedade não racial, democrática e tradicional, onde os chefes e os tribunais tradicionais gozariam de um importante papel, e a necessidade de um governo responsável como primeiro passo para a independência do protetorado. Ao mesmo tempo, Seretse pressionava as autoridades britânicas no sentido de um processo de independência, que se apresentaria como desafiador.
Em 1965, a capital da Botswana é transferida de Mafiking, na África do Sul, para a recém-fundada Gaborone. Neste mesmo ano, o liberal-democrático BDP conquista 28 das 31 cadeiras eletivas da Assembleia Nacional, derrotando os seus oponentes pan-africanistas e socialistas nas eleições que antecederam a independência. Em 30 de setembro de 1966, a Botswana conquista sua independência, e Seretse Khama torna-se o primeiro presidente da República do Botswana.
Educado na África do Sul e no Reino Unido, ele retorna ao seu país natal para liderar o movimento pela independência. Ele funda o Partido Democrático do Botswana em 1962 e torna-se primeiro-ministro em 1965. No ano seguinte, o Botswana conquista a independência e Khama torna-se presidente.

Morreu na capital Gaborone, em 13 de julho de 1980, vítima de um câncer pancreático. Durante sua presidência, o país experimentou um rápido desenvolvimento econômico e social.


* com conteúdo do Wikipedia 

Um comentário:

Ninfeia G disse...

Gostei do blog. Seguind,compartilhando,comentando.
E já estou esperando esse filme ansiosamente!
O casal protagonista é excelente.