domingo, setembro 25, 2016

Loving, a história real de um casal inter-racial

Os casais inter-raciais de negros e brancos, que andam de mãos dadas apaixonados, nem te a menor ideia de que essa união era até proibida por lei nos Estados Unidos. Um filme estreado este ano em EUA coloca nas telas a história real do casal Richard (branco) e Mildred (negra) que enfrentaram uma batalha judicial em 1958 contra o estado da Virginia que não tolerava este tipo de união.
Os dois tiveram que brigaram por nove longos anos nos tribunais, foram presos, afastados um do outro, até que os dois pudessem morar na mesma casa como uma família.
Após anos de batalha judicial, os dois conseguiram fazer com que a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubasse em 1967 as leis que proibiam o casamento inter-racial.

No filme, Richard engravida Mildred e o casal, com apenas 18 anos decide viajar para Washington onde há permissão para casamento inter-raciais. Uma lei de 1924 tornava os casamentos entre pretos e brancos ilegais, com a função de evitar a misturas de raças.
Depois de casados, Richard e Mildred voltaram para a pequena cidade de Central Point, Virginia. Baseado em denúncia anônima, a polícia local a residência do casal, com intuito de prendê-los fazendo sexo, que também foi um crime de acordo com a lei da Virgínia. Quando os policiais encontraram o casal apenas dormindo na mesma cama. Mildred apontou sua certidão de casamento na parede do quarto. Esse documento tornou-se a evidência para a acusação criminal de coabitação como homem e mulher, contra a paz e a dignidade.
O casal foi acusado nos termos do Artigo 20-58 do Código Virginia, que proibiu casais inter-raciais de ser casado fora do estado e, em seguida, voltar para a Virgínia, e Seção 20-59, que classificou a miscigenação como um crime, punível com uma pena de prisão de entre um e cinco anos.
Em 6 de janeiro de 1959, o casal foi condenado a um ano de prisão, mas pena seria suspensa desde que o casal saisse do estado da Virgínia. Eles o fizeram, passando para o Distrito de Columbia.
Em 1964, cansados de serem proibidos até de visitar os parentes  no estado da Virgínia e isolamento social e dificuldades financeiras, Mildred escreveu em protesto ao procurador-geral Robert F. Kennedy, irmão do presidente John Kennedy. Ele apresentou uma moção em nome do casal no tribunal da Virgínia para anular a sentença, alegando que a legislação estadual era inconstitucional.
Houve uma longa batalha nos tribunais até que o estado da Virgínia perdesse na suprema corte americana. Durante o julgamento Richard disse que: "Eu amo minha esposa, e é apenas injusto que eu não posso viver com ela na Virgínia”.
O casal real Mildred e Richard
Apesar da decisão da Suprema Corte, as leis anti-miscigenação permaneceram por muitos anos. Em 2000, Alabama tornou-se o último estado abolir a legislação.

Richard morreu aos 41 em 1975, quando um motorista bêbado bateu seu carro. Mildred perdeu seu olho direito no mesmo acidente. Ela morreu de pneumonia em 2 de maio de 2008, em Milford, Virginia , com idade 68. O casal teve três filhos: Donald, Peggy, e Sidney.

Um comentário:

Ailton disse...

Marcos parabéns to gostando muito do seu bog primeira vez que estou vendo e achei muito bom essa história móstra que temos que lutar forte abraço...