sexta-feira, março 09, 2007

Maçonaria e o Abolicionismo



Um dia destes entrei pela primeira vez em uma Loja Maçônica. Cheio de rituais, de cara não me simpatizei com o lugar. Mas acabei me sentido forçado a fazer uma pesquisa sobre a Maçonaria e os negros. Fiquei surpreso.
Durante os 50 anos de luta abolicionista, as lojas maçônicas participaram de forma decisiva da luta para libertação das pessoas escravizadas. E três figuras afro-brasileiras eram maçons: o engenheiro André Rebouças, o advogado Luiz Gama e o jornalista José do Patrocínio.
Os três percorreram o país com apoio de lojas maçônicas divulgando a necessidade do abolicionismo.
Outro apoiador era o intelectual, político e também advogado Rui Barbosa, considera inclusive na época um mulato, o que na verdade não era. Ele pertencia a Loja América de São Paulo. Nesta mesma loja, no dia 7 de julho de 1868, Barbosa teria lido um projeto de Abolição com as seguintes propostas todas as lojas maçônicas: todas deveriam aderir ao abolicionismo e criar condições para capacitá-lo profissionalmente; deveriam criar um fundo especial para comprar alforrias de crianças escravas, e mesmo de adultos; incentivariam a criação de escolas diurnas e noturnas para a educação dos ex-escravos, comoforma de reparação pelo crime do escravismo.
A proposta de Rui Barbosa também dizia que ninguém poderia ser considerado maçom se mantivesse posse de escravos ou fosse traficantes de pessoas escravizadas.
Este documento influenciou todas lojas maçônicas no Brasil. A prova disto está no Amazonas, onde uma maçonaria comprou um jornal e passou a veicular a luta abolicionista. No Ceará, o primeiro estado a libertarem escravos, o então governador maçom Sátiro Dias assinou decreto extinguindo a escravidão naquele estado, em 1884. A dúvida de hoje é saber por que a proposta de Rui Barbosa não vingou.
Era uma verdadeira reforma social, endossada por nomes como:Joaquim Nabuco de Araújo, Pimenta Bueno e Eusébio de Queiroz.
Mas é bom citar que a maçonaria é feita por homens, que são em alguns casos progressistas ou conservadores. Igual o Congresso e Câmaras Municipais.

26 comentários:

Anônimo disse...

Olá, tenho contato com maçons e, infelizmente, é um grupo fechado que vive em função dos próprios interesses, costumos classificá-los como uma Ku KLux Kan maquiada.

Aumakua disse...

Parabens pelo trabalho. Nós, os Maçons, temos muitas outras coisas que fizemos e fazemos pela sociedade. Por nossas caracteristicas, somos discretos, e não secretos. Chamar-nos de Ku Klux Klan maquiada, como o fêz o anônimo acima, é fruto apenas da ignorância sobre nós, e do seu medo em se identificar.

Acácia Amarela disse...

Prezado Jornalista, quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho de pesquisa, diria que sua descoberta sobre as atividades beneficentes da Maçonaria, não chegam nem a 0,01% de sua história. Pesquise mais, e verá que não somos SECRETOS, somos sim, DISCRETOS em nossas atividades, conforme o Ir.'. aumakua relatou acima. Com relação aos comentários anônimos também postados acima relativa à comparação que fez com a Maçonaria, diria, tratar-se de falta de conhecimento do que está falando.Apenas isto.

Anônimo disse...

a maçonaria.. nao fez muita coisa... sou maçom... mas estudando um pouco mais.. vejamos..
dizem que a maçonaria lutou pela abolição...ok..
filho de escravos nasciam libertos... e a mãe? escrava?? huummm... então a maçonaria lutou por isso?? estranho...

sexagenario... huumm... com 60 anos.. livre?? livre para fazer o que??? para morrer??

aonde que a maçonaria lutou??... ela pode ter ajudado.. mas nao vez grandes coisas.. nao..

Anônimo disse...

Por sermos uma sociedade discreta e não gostarmos de aparecer(uns poucos até que gostam)somos sempre vilenpendiados, mas isto não nos afeta, porque fazemops o bem e não olhamos a quem!
Tem dito

Anônimo disse...

Maçom anonimo é falso maçom.
Dea bsolição esse anõnimo mentiroso não sabe nada... "a maçonaria.. nao fez muita coisa... sou maçom... mas estudando um pouco mais.. vejamos..." Se fosse maçom saberia pesquisar ns Atas das diversas Lojas Maçônicas que registram o trabalho da maçonaria.
William Ribeiro de Almeida
Salvador-Bahia
ARLS 14 de junho

William Salvaterra disse...

Olá Marco Negro, descobri o seu blog, pesquisando um outro assunto sobre a Maçonaria. Parabéns, pelo trabalho Maçonaria e o Abolicionismo. Vou repassar para o Grupo da minha Loja. Ao Ir.'. William Ribeiro de Almeida, Or.'. Salvador/BA, parabéns pelas palavras. TFA.'. William Salvaterra, M.'. M.'. ARLS Acácia do Planalto Nº 1635, Or.'. Brasilia/DF.

Anônimo disse...

Caro amigo,
Parabéns pelo seu trabalho.
Gostaria de sugerir a leitura sobre a Maçonaria Negra nos Estados Unidos ou seja sobre as Lojas Prince Hall. Lá também, com a ajuda de maçons ingleses muito se fez para acabar com a escravidão. Houve e Há grãos-mestres negros.
Por outro lado, alguns comentários de "pseudo-maçons" não são dignos da história da maçonaria no mundo, mas realmente poderíamos estar fazendo muito mais pelo povo e pelapátria.
TFA
José Roberto Cardoso

Anônimo disse...

caro , irmao negro, parabens pelo blog , pela forma e conteudo.entranto, algumas posiçoes registradas como a que rui barbosa tivesse sido maçom e mais sua suposta atividade pró- abolicionista , soam como algo pouco confiavel, até por que este senhor , fora responsavel pela desmomerizaçao e destruiçao da arvore genealogica dos negros , enquanto ministro da justiça , mandara destuir todo o acervo existente sobre as levas de negros e foi um ferrenho estimulador da politica de branqueamento racial com a finalidade de num dado lapso espaço de tempo ou geraçao, para que nao mais houvesse a figura do negro e sim o mulato e o moreno, menos o negro puro e ''legitimo''. quanto o atuar das lojas maçonicas no brasil, estas seguiam fielmente as orientaçoes da loja mae ,a inglaterra , que tinha o santo interesse de abolir nao escravidao mas sim o sistema latifundiario pelo proletariado.a escravidao foi um apendice e nao uma questao seria e humanitaria a ser tratada e equacionada,ademais, a maçonaria nao é o sinete ou o bastiao da liberdade dos homens ,pois ate hoje as lojas norte americanas nao reconhecem a loja ''prince hall'' por tratar-se de uma loja fundada pelos ingleses nos ''eua'' coma o escopo acirrar a questao racial e social . na epoca da guerra de secessao , jogando os estados do norte contra os estados do sul, o fim ultimo seria a criaçao de um estado de anomia politica e social , minando desta forma as bases do o exercito do norte que tentava a todo custo federalizar o pai´s, e impor esta nossa ordem mundial capitalista .na maçonaria, ser livre e de bons costumes , significa , nao ser escravo, digo, ser branco e nao ter uma gota sequer de sangue negro nas veias .nas lojas maçonicas do passado e do presente a cor da pele ainda pesa e muito,o ranço racial ainda é maior do que sao as verdades cientificas que atestam veementemente que exista apenas ,a raça humana e as demais variantes sao etnias e mais que a suposta superioridade caucasiana nao passa de dominio da propaganda e markting dos brancos racistas.meu irmao pesquise sobre a prince hall, ela somente inicia negros e nao é aceita pelos demais maçons brancos.,e nao deslumbre-se com autopromoçao e falsa historia da maçonaria de arrogar ser guardiã dos dos homens livres , a maçonaria nada mais é do um braço articulado do sionismo mundial. no plano geopolitico , quanto a dimensao tanscendental e espiritual deixo ao criterio do irmao ,nao esquecer da participaçao dos malsinados judeus no trafico negreiro .no brasil e no mundo.leia o livro o '' judeu internacional '' do henry ford.e tire as suas mais acertadas conclusoes . irmao perdoe-me pelo aparente senhorio da verdade .um forte abraço. continue firme no combate ideologico e politico , que voce demonstrou com a sua mini biografia.

Bruno Diniz disse...

Olá.
Sou DeMolay. Apesar de um pouco antigo o post, resolvi comentar para manifestar a minha indignação com o comentário do caro Anônimo.
A ignorância com relação aos trabalhos da maçonaria e da ordem DeMolay chateia muito os que participam e contribuem com ela.
Sem mais delongas, termino meu post parabenizando o Texto deste jornalista.
Abraços aos tios e aos demais que comentaram.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Hello man!

1gbps connection, 10 terabyte bandwidth powerful VPS for only 10.95!

http://www.hostomosto.com

I use it everyday

Anônimo disse...

Hey Guys! Just wanted to say hello to the new community :). Thanks for letting me in! :D

Anônimo disse...

I ran across a cow inside my pizza! Should I sue? [url=http://tjenepengerraskt.blogspot.com/]tjene penger på hjemmeside[/url]

Anônimo disse...

pretty cool stuff here thank you!!!!!!!

Anônimo disse...

As opposed to other species of contains, polar contains have longer necks and smaller heads making them enter into the picture a part more streamlined. An inner standing of fur is so laconic that it is done not possible to spineless it.An outer equal of extended escort hairs mat together in the run-of-the-mill extravagantly which forms individual more supine more than the inner coating.Following a numbing entertain leaves the h2o, it basically shakes its undiminished trunk which irrefutable results in most of the h2o attractive thrown seemly dippy leaving the stand when all is said dry.These sheltering layers of fur gather certain that the glacial invite's skin is kept unembellished most of the previously, indeed methodical yet in the Arctic waters.They also hound their prey utilizing their silver misrepresent abilities road to the mounds of ice.At times glacial bears deceive been recognized to drag on their bellies plow they are secure average to rush their prey, peculiarly if no cover is available. Females be undergoing a proneness to breed however every other yr and when they do, normally 1 to 4 cubs are born in the course of Strut to April. Males and females stay singly for the sake most of the yr except help of the summer mating season. Tourists can investigate antagonistic contains in the unbridled via characteristic tours on exclusively made tundra buggies in Churchill, Manitoba Canada.It's also not surprising that polar bears are some of the most sought following Inuit craftsmanship sculptures. The siberian abide cubs endure with their mothers representing 1 to 2 a extended time.The life term of polar bears can be up to 34 individual years.Throughout winters, they sink most of their previously on the ice floes hunting seals. These bears are open-handed with adults at 7 to 8 1 feet tall and up to 1,600 pounds.Polar contains are white to creamy white all year routine which provides them unusual camouflage against the Arctic snow when hunting.Along with the Arctic fox, the polar tolerate is the most northerly located homeland mammal on earth.Define Your First Electioneer Learn About Advertising Campaigns Learn Involving Advertising Campaigns In do a number on of their weighty sizes, they are incredibly very soon staying expert to tear along up to 25 miles per hour. Polar bears are surely the rulers of the Arctic north.There is in a little while very much much debate on adjusting annual hunting quotas of hyperborean contains, even for the benefit of Inuit hunters, to additional help protect these terrific bears.Polar bears hunt seals near waiting to save seals to arrive via holes in the ice to breathe.
more: [url=http://www.pozyczkanadowod.org/]kredyty na dowod[/url]

Anônimo disse...

hi, new to the site, thanks.

Anônimo disse...

Hello. And Bye.[url=http://www.michael-jackson-thriller.com]Michael Jackson Thriller[/url]

Anônimo disse...

Hey - I am definitely happy to discover this. Good job!

Anônimo disse...

I admire your web page , it has of lot of information. You just got a perennial visitor of this blog.

Anônimo disse...

Principled fazendo o meu mais antigo notificar a marconegro.blogspot.com , o que parece ser um fórum maravilhoso!

Anônimo disse...

Ué, mas não foi Albert Pike (um maçom), o fundador da Ku Klux Kan?

Anônimo disse...

Ué, mas não foi Albert Pike (um maçom), o fundador da Ku Klux Kan?

Exatamente!

maçonariaeaescravidão disse...

Parabens pelo tema, gosto desse assunto e tenho um Blog: maconariaeescravidão.blogspot. Sou da cidade de São Gabriel-RS, e aqui temos uma Loja Maçônica Rocha Negra que seus obreiros deram importante contribuição para a libertação dos escravos no municipio. Foram mais de 900 cartas de alforrias entregues pelos maçons da Loja a partir do ano de sua fundação em 29 junho de 1873, com a libertação total dos cativos em 28 de setembro de 1884. Luiz A. Figueira

maçonariaeaescravidão disse...

Gostei da página. Sou da cidade de São Gabriel-RS e aqui temos uma loja maçônica " Rocha Negra n 1 ", fundada em 29 de junho de 1873 que deu importante contribuição para o fim da escravidão no município com a libertação de todos os escravos tendo inicio a partir da sua fundação no ano de 1873, sendo que no ano de 1884 ja tinham sido entregues mais de 900 cartas de alforrias, com a extinção total da escravidão. Um trabalho feito pelos maçons dessa Loja. A loja iniciou o coronel Manoel Deodoro da Fonseca em setembro de 1873, que mais tarde, foi o proclamador da República e até hoje a loja mantem em seu templo a sua cadeira. Para ver a historia completa visitar meu blog. Maconariaeescravidão.blogspot - luiz a figueira