sexta-feira, março 16, 2007

Lewis Hamilton - O primeiro piloto negro da Fórmula 1

Uma das novidades da Fórmula 1 é a participação do piloto negro Lewis Hamilton, filho de imigrantes da ilha caribenha de Granada. Ela vai corrrer pela lendária Mclaren. Sua ida para à equipe foi bancada pela fábrica de motores Mercedes.
Com 22 anos, ele é uma das apostas da equipe para voltar a vencer na competição.
O mais próximo que um negro tinha chegado do circuito concorrido da Fórmula 1, foi com o piloto de teste Wlly Ribbs, pela equipe Brabham, um piloto que também foi pioneiro nas provas de 500 milhas de Indianápolis - prova de velocidade e resistência.
Um dos episódios tristes da Fórmula 1, ocorreu em 1963, em Jacksonville, Flórida, quando o piloto negro Wendell Scott, mesmo vencedor de uma prova do Nascar, no dia 1º de dezembro de 1963, só lhe entregaram o troféu, quando o público tinha ido embora.
O sucesso de Lewis poderá abrir as portas para outros negros aparecerem neste esporte.
Torçamos por ele.

3 comentários:

Anônimo disse...

rapaz e o alonso esses dias apelo o caro quer chegar na frente até passando o carro adiante dos bois.
dilmar

Anônimo disse...

Sou brasileiro, mas na F1 eu torço muito pelo Hamilton, único negro na F1. Honro minha raça, chega desse monopólio de só brancos, já basta a tv brasileira que parece europeia. Quem é que liga a tv e se identifica? Ainda somos excluidos, infelismente.

Ricardo Henriques disse...

Como o Rei Pelé este neguinho é o melhor piloto de todos os tempos. Hamilton é o piloto mais audacioso da fórmula 1, sua coragem é algo inexplicável no mundo da velocidade pois o mesmo concorre com a elite branca de toda a Europa e ainda por cima é motivo de discriminação e chacota por parte da maioria dos pilotos. Pé na tábua e fé em Deus Hamilton. Vc é o melhor piloto de todos os tempos.