terça-feira, setembro 06, 2005

FURACÃO EM NEW ORLEANS

UMA TRAGÉDIA QUE TEM COR

Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se os olhos do mundo inteiro
HAITI

O cantor Kayne West expressou em programa realizado para colher donativos para vitimas do Furacão Katrina a indignação do Povo Negro Americano com o presidente George W. Bush. Ele disse textualmente “Bush não se importa com as pessoas negras”.
O mais estranho de tudo isso é que em todas as imagens de vitimas da tragédia – a maioria é negra. Pareciam cenas brasileiras, mas era dentro do país mais rico do mundo.

Marcus Garvey dizia que os Negros em todo Mundo deveria se unir contra o racismo. Ele morreu, mas sua orientação é mais atual do que nunca. E mais. O capitalismo nessa tragédia em New Orleans que só beneficia as pessoas de etnia branca. Todos os que tem dinheiro puderam sair dos locais mais atingidos, mas os mais pobres que são negros não tiveram essa alternativa.
E a maioria por aqui se parece comigo” Fim de Semana no Parque – Racionais Mcs
O furacão também, serviu para mostrar que o Programa Norte-Americano de Ações Afirmativas está caduco. Ajudou parcialmente na Integração Racial, mas mostra-se ineficiente para diminuir os índices de miserabilidade do povo negro.