segunda-feira, agosto 08, 2005

BUENA VISTA SOCIAL CLUB PERDE IBRAHIM FERRER


Faleceu com 78 anos de idade no ultimo sábado, dia 6 de agosto, o cantor cubano, Ibrahim Ferrer, em Havana. Segundo informações oficiais ele morreu devido a complicações de uma gastroenterite. Ele ficou mais conhecido do mundo através do filme e disco Buena Vista Social Club – produzido pelo musico norte-americano Ry Cooder. O enterro era previsto para está segunda feira.
Ferrer nasceu no dia 20 de fevereiro de 1927 na cidade de San Luis, na província de Santiago de Cuba. Teve uma infância difícil, perdendo a mãe, com 12 anos foi obrigado a vender pipoca e balas nas ruas para ajudar em casa. Sua oportunidade musical surgiu com ajuda de um primo que o convidou para participar do grupo Jovenes del Son.
Em 1956 foi seu melhor ano, quando consegue gravar o disco El- Plantanar de Bartolo, gravado com a OrquestraChepin-Choven, de Santiago – Cuba. Foi um sucesso. No ano seguinte foi convidado pela Orquestra Ritmo Oriental, onde se apresentava com os grupos Pancho Alonso e Los Boculos. Mas desiludido pela falta de retorno financeiro, aposentou-se em 1993.
Foi redescoberto em 1996, por Cooder para o projeto Buena Vista Social Club, que reunia todos os grandes cantores e instrumentistas cubanos em um álbum musical. O reconhecimento mundial foi conseguido. O que causou a edição do disco Buena Vista Social Club Apresenta Ibrahim Ferrer, em 1999, chegando à cifra de 1,5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, obtendo inclusive o premio da indústria fonográfica norte-americana Grammy.
Já estava no terceiro disco solo com sucesso, o Mi Sueno. Quando chegou sábado em Cuba, estava vindo de uma turnê na Europa de divulgação do disco. Mas o sucesso com os boleros não foram saboreados até o fim, vindo a morrer neste dia 6 de agosto de 2005, no Centro Medico Cirúrgico de Havana.
Também já faleceram no Buena Vista Social Clube, Ruben Gonzáles e Company Segundo

Nenhum comentário: