sábado, janeiro 02, 2010

Andrade: 1º técnico negro campeão brasileiro







Todo consegue imediatamente recordar os nomes dos grandes jogadores de futebol: Pelé, Garrincha, Zico, Romário e Ronaldo. Apenas um deles é branco. Mas se a questão for listar os técnicos negros de futebol, a tarefa é bem mais difícil.

O técnico do Flamengo, Andrade (José Luis Andrade da Silva), tornou o primeiro negro a conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Se bem que o Vanderlei Luxemburgo, considerado negro, já foi várias vezes campeão. Mas por não se auto identifica assim, não entra nesta categoria.

Andrade começou a carreia como volante no Flamengo, em 1974. Levou quatro anos para subir das categorias de base até conseguir a camisa de titular do time principal. Ele participou das conquistas da Taça Libertadores da América e Mundial de Interclubes, todos em 1981.

Os bons desempenhos, quatro títulos brasileiros, deram chance de conseguir um contrato para jogar no Roma, na Itália, mas já em 1989 retornou ao Brasil para atuar pelo Vasco, onde participou da conquista do titulo de campeão brasileiro.

Depois, Andrade passou por equipes menores do Espírito Santo, Mato-Grosso e até Maranhão. Não demorou em a experiência de ele ser reconhecida na sua contratação como auxiliar técnico no Flamengo e, por três vezes, chegou a assumir o cargo de técnico interino da equipe principal.

A grande chance, veio em 2009, quando Cuca deixou o cargo, em meio a uma péssima campanha e grande cobrança dos torcedores. Com bom entrosamento com o time, experiência de Petkovic e a habilidade de Adriano, ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 2009.

A conquista do troféu de Melhor Técnico de Futebol, concedido pela CBF, em cima de treinadores mais renomados e caros como Luxemburgo e Murici Ramalho.

Na renovação do contrato, o racismo voltou aparecer, com a relutância da diretoria do Flamengo em fechar um melhor salário. Afinal de contas, há anos, o time não conquistava o titulo.

Nenhum comentário: