sexta-feira, maio 20, 2005

É NOIS NA FITA!

BOLETIM NEGRO

“É NOIS NA FITA!”


A nomeação do advogado e militante do Movimento Negro, Hedio Silva Junior para o cargo de Secretario de Estado da Justiça e da Cidadania foi um mais um dado para mostrar que a luta pela Promoção da Igualdade Racial está melhor do que nunca. Há informações que a indicação partiu de outra liderança negra-o intelectual Helio Santos-o lendário primeiro presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de SP.
É bom relembrar que o ultimo integrante de primeiro escalão foi Oswaldo Ribeiro, durante o Governo de Orestes Quércia. Um Governo de Estado exemplar na distribuição étnica e profissional de cargos, foi da ex governadora, Benedita da Silva, no Rio de Janeiro.
Enquanto isso, o prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini que prometeu em campanha colocar negros no primeiro escalão, não cumpriu na formação do governo municipal, conforme denuncia o Conselho Municipal da Comunidade Negra daquela cidade.


“ QUE É, É”! “QUEM NÃO É CABELO AVOA”.

O Ministério da Educação está realizando um Censo Escolar para saber qual a etnia dos alunos. Os termos impressos nos formulários são os mesmos que o IBGE usa: preto, pardo, branco, amarelo e indígena.
A medida tem gerado duas atitudes interessantes: estudantes ou seus pais têm se indignado com o termo preto ou pardo e colocado negro. É sem duvida um sinal de aparecimento de consciência negra.
A outra atitude é que pais de crianças brancas têm dito que raça é apenas uma - brasileira. Conclusão: ou o mito de Gilberto Freyre sobre a miscigenação é mais forte que pensávamos nessa etnia ou eles tem medo que as ações afirmativas venham no futuro mexer com a vida dos filhos e adotam uma postura defensiva.
De qualquer jeito o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP criou um fato que tirou a discussão racial brasileira dos dias típicos, 21 de março, 13 de maio e 20 de novembro. Só por esse fato já vale.

SEMINÁRIOS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

O Conselho Estadual da Comunidade Negra de São Paulo e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial realizaram Seminários de Saúde da População Negra. Foram todos excelentes, mas os próximos têm que ser obrigatórios para secretários estaduais e municipais de saúde e integrantes da iniciativa privada do setor.
Seja no atendimento do SUS ou nos Convênios Médicos a atenção para a saúde da população negra tem que ser norma.

DJAVAN LANÇA DVD

O Cantor Djavan lançou novo DVD com imagens de suas ultimas apresentações. É uma ótima opção para quem gosta de canções bem escritas e o vocal único de Djavan.
A expectativa é para ainda em 2005 saia o DVD oficial do Grupo Racionais Mcs. Já há varias versões de shows distribuídas em formato de VCD.
E enquanto muita gente grava seu DVD, Revelação, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho ficamos na espera do primeiro de Leci Brandão. Não há previsão, mas quem já adorou os CDs de Apresentações ao Vivo, fica imaginando como será que a Guerreira faria o seu próprio registro visual de seu Show.

Acessem Meu Blogger http://marconegro.blogspot.com/

Nenhum comentário: