terça-feira, fevereiro 09, 2010

Os pretos sertanejos


Todo mundo recorda facilmente das duplas Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e Zé Rico, mas poucos fazem justiça aos irmãos José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca e Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho (Uberlândia 1942), a mais famosa dupla sertaneja feita apenas por negros.

Segundo relata o Dicionário de Música Sertaneja, a historia dos irmãos começou na roça onde trabalhavam junto com o pai, a mãe e mais cinco irmãos. José Ramiro era bom de viola e Ranulfo bom na voz. Para começar na vida artística, resolveram tentar a sorte em São Paulo em 1968. Em 1980 inscreveram-se no Festival MPB Shell da TV Globo, com a música Que terreiro é esse?, de Xavantinho, que foi classificada para a final. No mesmo ano, a dupla lançou o seu primeiro LP: Velha morada, com destaque para Cio da terra (Milton Nascimento e Chico Buarque) e Velha morada (Xavantinho).

O impulso na carreira veio mesmo depois de 1981, quando apareceram no programa dominical, Som Brasil, da Rede Globo apresentando por Rolando Boldrin. Chegaram a fazer excursões pelos Estados Unidos nos anos 90. Em 2000, o mundo sertanejo chorou com a morte de Xavantinho. Dez anos depois, vai Pena branca, em 2010, com um enfarte.

Um comentário:

TUD (As ruas como um livro) disse...

Um dos melhores filmes que já vi até, hoje. Gostei do teu blogue, e também tento fazer prevalecer a história do nosso povo, e de muitos dos seus ícones. www.asruascomoumlivro.blogspot.com (poderias também falar de Jean Michel Basquiat) e também escrevo poesias e textos, www.eaareiaeatuasaia.blogspot.com

Abraço