quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Fernanda – 1ª índia com pós graduação




Uma noticia pareceu-me estranha: Fernanda Caingangue é a primeira indígena concluir uma tese de mestrado. O fato ocorreu na Universidade de Brasília. Causa-me espanto, só após 508 anos, após a ocupação européia do solo brasileiro, uma índia conseguir ser chamada de mestre.
O Brasil é um país de péssima preservação histórica. Exceto raríssimos museus, não há registro das centenas etnias indígenas ocupantes deste solo, antes da chegada das naus portuguesas, lideradas por Pedro Álvares Cabral. Foram milhares e atualmente, não são menos de 5% da população brasileira. Segundo o IBGE, os indígenas são 700 mil pessoas, que integram 241 povos falantes de 180 línguas. Talvez por isto, o ineditismo inusitado da noticia
Fernanda é formada em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mas o caminho não foi fácil. Dos 17 as 21 anos, ela passou fome para chegar a graduação do curso. O sustento veio da ajuda de uma ONG, através de uma bolsa de 250 dólares mensais. O restante, só Deus sabe o que a menina fez para arrumar.
O nome indígena de Fernanda no dialeto caingangue é Jófej. Atualmente, ela trabalha em um instituto de preservação da cultura de seu povo. Neta de um cacique, ela luta para manter vivo e unido um povo quase dizimado.

2 comentários:

Oubí Inaê Kibuko disse...

Salve.

Estou em fase de coleta de dados para a monografia que desenvolverei para a FECAP como tese de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda. O temível TCC. Tema: A Lei 10.639/03 alterada pela 11.645/08 e seus efeitos na mensagem publicitária. Com base na qual analisaremos e compararemos a representação dos negros e indígenas nos meios de comunicação, antes e depois da sua publicação, em 10/03/2008, sob a ótica do papel social da propaganda. Ciente de que Publicidade e Propaganda é um assunto amplo e a matéria envolve alguns aspectos essenciais de História, Sociologia, Economia, Antropologia, Etnologia, Arte, Comportamento, Modernidades, Semiótica, Psicologia, dentre outros, gostaria muito da sua ajuda em termos de material oficial e alternativos: referências bibliográficas e audiovisuais, artigos, fontes de pesquisa física e virtual, pertinentes ao o tema.
Aguardo resposta.

Oubigrato pela atenção.

Oubí Inaê Kibuko
CAIXA POSTAL 30255
AG. CIDADE TIRADENTES
CEP 08471-970 - SP/SP

(011)9750-1542

Vanessa B. disse...

Mesmo os índios que ainda vivem em pedaços de terra nos matos, já participam de práticas capitalistas ilícitas, "espertinhas" quanto à posse da terra, em associações com madeireiros. O Brasil não soube preservar sua cultura, e fingir o contrário é tão ridículo quanto.