sábado, outubro 08, 2016

A lenda Jesse Owens


Jesse Owens não foi o atleta mais rápido do teus tempos, ao bater quatro recordes olímpicos: 100 e 200 metros rasos, revezamento de 400 metros e salto em distância, mas também o mais simbólicos enfurecer e envergonhar Adolf Hitler.
Owens nasceu em Oakville, Alabama em 12 de setembro de 1913. Ele era o mais novo de dez filhos, três meninas e sete meninos, filhos do casal Henry Cleveland Owens e Emma Mary Fitzgerald.
Seu nome verdadeiro era James Cleveland Owens. Quando criança ganhou o apelido de JC que é o resume de seu nome. Em Cleveland, Ohio, quando seu novo professor perguntou o seu nome, ele disse que JC, mas por causa de seu forte sotaque do sul, ele pensou que ele disse "Jesse". O nome pegou, e ele ficou conhecido como Jesse Owens o resto de sua vida,
Sua carreira de atleta promissor começou em 1928 ao bater bateu recordes Junior High School, limpando 6 pés no salto em altura, e saltando 22 pés 11 3/4 polegadas no salto largo correr, agora conhecido como o salto em comprimento. Durante seus elevados tempos de escola, ele ganhou todas as principais provas de pista, incluindo os campeonato estadual três anos consecutivos.
No encontro Nacional Interscholastic em Chicago, durante seu último ano, ele estabeleceu um novo recorde mundial do ensino médio, executando o traço de 100 jardas em 9,4 segundos para amarrar o recorde mundial aceitou, e ele criou um novo recorde mundial do ensino médio no quintal 220 traço, executando a distância em 20,7 segundos. Uma semana antes, ele havia estabelecido um novo recorde mundial no salto em distância, saltando 24 pés 11 3/4 polegadas. carreira trilha da High School sensacional Owens 'resultou em ele ser recrutado por dezenas de faculdades. Owens escolheu o Ohio State University, embora OSU não poderia oferecer uma bolsa de atletismo no momento. Ele trabalhou uma série de empregos para sustentar a si mesmo e sua jovem esposa, Ruth. Ele trabalhou como operador de noite elevador, um garçom, ele bombeado gás, trabalhou nas prateleiras da biblioteca, e serviu um período como uma página no Statehouse de Ohio, tudo isso em entre prática e recorde no campo na competição intercolegial.
Jesse deu ao mundo uma prévia do que está por vir em Berlim, enquanto no Big Ten Championships em Ann Arbor em 25 de maio de 1935, ele estabeleceu três recordes mundiais e amarrado quarto, todos em um período de cerca de 45 minutos. Jesse era incerto se ele seria capaz de participar em tudo, como ele estava sofrendo de uma dor nas costas, como resultado de uma queda por um lance de escadas. Ele convenceu seu treinador para lhe permitir executar o traço de 100 jardas como um teste para suas costas, e surpreendentemente Jesse registrou um tempo oficial de 9,4 segundos, mais uma vez, igualando o recorde mundial. Apesar da dor, ele então passou a participar de outros três eventos, estabelecendo um recorde mundial em cada evento.
Seu sucesso nos 1935 Big Ten Campeonato lhe deu a confiança de que ele estava pronto para se sobressair ao mais alto nível. Jesse entrou nos Jogos Olímpicos de 1936, que foram realizadas na Alemanha nazista em meio a crença de Hitler que os Jogos iria apoiar sua crença de que os alemães povos "arianos" eram a raça dominante. Jesse tinha planos diferentes, como ele se tornou o primeiro atletismo atleta americano a ganhar quatro medalhas de ouro em uma única Olimpíada. Este feito notável ficou inigualável até os Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles, quando o americano Carl Lewis combinados o feito de Jesse.
Jesse Owens mostrou em Berlim e, posteriormente, que ele era um sonhador que poderia tornar os sonhos dos outros se tornado realidade, um orador que poderia fazer o mundo ouvir e um homem que mantém a esperança a milhões de jovens. Ao longo de sua vida, ele trabalhou com jovens, partilha de si mesmo e a pouca riqueza material que ele tinha. Desta forma, Jesse Owens foi igualmente o campeão no campo de jogos dos bairros mais pobres como ele era no oval dos Jogos Olímpicos.

De volta dos Jogos Olímpicos da Alemanha, por ser negro, Jesse não estrelou campanhas publicitárias e der endosso de produtos lucrativos. “Quando voltei de Berlim, continuei não podendo entrar pela porta da frente dos ônibus e continuei não podendo morar onde eu quisesse. Também não pude fazer publicidade de alcance nacional porque não seria aceito no Sul. Hitler não me cumprimentou, mas também não fui convidado para ir à Casa Branca receber os cumprimentos do presidente do meu país”, lamentou o atleta, referindo-se aos anos amargos da divisão racial nos Estados Unidos. Naquele tempo, quem presidia a América era Franklin Delano Roosevelt, que sequer lhe mandou um telegrama para parabeniza-lo.
Jesse teve continuar trabalhando para sustentar a família com muitos empregos.. Um deles era um significado especial - diretor de playground em Cleveland. Foi seu primeiro passo para uma vida inteira de trabalho com jovens carentes, que lhe deu sua maior satisfação. Depois de se mudar para Chicago, ele dedicou muito do seu tempo para jovens carentes como membro do conselho e ex-diretor do Clube dos Chicago Boys '.
Owens viajou extensamente em seus dias pós-olímpicos. Ele era um orador inspirado, muito procurado para abordar os grupos de jovens, organizações profissionais, reuniões cívicas, banquetes esportes, organizações religiosas, fraternidade e programas de história negra, bem como do ensino médio e universitários começos e cerimônias. Ele também foi um representante de relações públicas e consultor de muitas empresas, incluindo a Atlantic Richfield, Ford e do Comitê Olímpico dos Estados Unidos.
Uma lista completa dos muitos prêmios e honrarias apresentados para Jesse Owens por grupos de todo o mundo iria encher dezenas de páginas. Em 1976, Jesse foi premiado com a maior honraria civil nos Estados Unidos, quando o presidente Gerald Ford apresentou-o com a Medalha da Liberdade na frente dos membros da equipe dos EUA olímpico de Montreal no atendimento. Em fevereiro de 1979, ele voltou para a Casa Branca, onde o presidente Carter lhe presenteou com o Living Legend Award. Na ocasião, o presidente Carter disse isso sobre Jesse, "Um jovem que possivelmente nem sequer perceber a natureza soberba de seus próprios recursos foi para os Jogos Olímpicos e executado de uma forma que eu não acredito que nunca foi igualado desde então. ..e uma vez que esta excelente conquista, ele continuou em seu próprio caminho dedicado, mas modesto para inspirar outros a alcançar a grandeza ".

Jesse Owens morreu de complicações devido ao câncer de pulmão em 31 de Março de 1980, em Tucson, Arizona. Embora as palavras de tristeza, simpatia e admiração choveram de todo o mundo, talvez o presidente Carter disse que é melhor quando ele declarou: "Talvez nenhum atleta melhor simbolizou a luta humana contra a tirania, a pobreza e a intolerância racial Seus triunfos pessoais como mundial. classe atleta e detentor do recorde era o prelúdio de uma carreira dedicada a ajudar os outros. Seu trabalho com jovens atletas, como um embaixador não-oficial no exterior, e uma porta-voz da liberdade são um rico legado a seus colegas norte-americanos. "
O espírito de Jesse ainda vive em suas três filhas, Gloria, Marlene, e Beverly, e seu trabalho com a Owens Fundação Jesse. A Fundação continua a levar adiante o legado de Jesse, fornecendo ajuda financeira, apoio e serviços a indivíduos jovens com potencial inexplorado, a fim de desenvolver os seus talentos, ampliar seus horizontes, e tornar-se melhores cidadãos. Não há dúvida de que Jesse ficaria orgulhoso.
Hitler, que estava presente no Estádio Olímpico de Berlim, recusou-se a descer da tribuna para cumprimentar Owens e outro medalhistas negros.
Apesar de ser considerado um fenômeno no país inteiro, quando viajava com sua equipe, Owens era obrigado a frequentar “hotéis e restaurantes para negros” em várias cidades.
 Quando morreu, com apenas 66 anos, em 31 de março de 1980, de um câncer decorrente de seu vício em tabaco, o então presidente norte-americano Jimmy Carter, declarou: “Talvez nenhum outro atleta em todo o mundo, em todos os tempos, tenha simbolizado melhor a luta humana contra a tirania, a miséria e o racismo”.

Nenhum comentário: