sábado, setembro 17, 2016

Phiona, a rainha ugandense do xadrez

É fantástica a história de Phiona Mutesi, a sem teto de Uganda que virou mestre de xadrez. Ela nasceu em 1996 na favela de Katwe, em Kampala, capital do Uganda. Aos três anos, perdeu o pai, vítima de aids, e teve de deixar a casa onde vivia, pois a mãe não podia pagar o aluguel.
Aos dez anos quando ela procurava comida com o irmão nas ruas da cidade africana, momento no qual conheceu Robert Katende, um missionário religioso que alimentava crianças em troca de aprenderem a jogar xadrez.
Phiona rapidamente aprendeu a dominar os adversários no tabuleiro, o que lhe garantiu vitórias em diversas competições regionais, que a qualificavam para disputas internacionais. Em 2012, tornou-se a primeira mulher de Uganda a ser mestre feminina de xadrez.
Em 2013, ela foi a primeira mulher a vencer o Campeonato Nacional Júnior de xadrez, em Uganda, e em 2014, ela representou o país nas Olimpíadas de Xadrez, na Noruega. Com o dinheiro ganhado nas competições, ela conseguiu, em menos de cinco anos, comprar uma casa para a mãe e melhorar a qualidade de vida da família, além de investir em escolas de xadrez para crianças.

Atriz Lupita interpreta a mãe da jogadora de xadrez
A “ascensão meteórica” da ugandense no xadrez chamou a atenção de Tim Crothers, antigo editor da revista desportiva Sports Illustrated, que lançou em 2012 o livro The Queen of Katwe, que virou filme, estrelado pela atriz Lupita Nyong que interpreta sua mãe.

Nenhum comentário: