segunda-feira, setembro 05, 2016

O primeiro deputado negro dos EUA

Quem vê Barack Obama  como presidente dos Estados Unidos não sabe que o caminho na política foi aberto no começo do século 20, com o advogado Oscar Stanton De Priest, o primeiro negro americano eleito deputado federal, que exerceu três mandatos.
Nascido em 1871, no estado do Alabama, Oscar era filho de ex escravos mulatos. Ele tinha um irmão chamado Robert. Sua mãe, Martha Karsner era lavadeira, e seu pai Neander era carroceiro.
Quando criança, assistiu o linchamento de um homem negro na porta de sua casa.
Quando adulto ele fez uma fortuna em Chicago como um empreiteiro, e no mercado imobiliário e do mercado de ações. Como deputado ele falou contra a discriminação racial e introduziu a legislação anti-linchamento.
A carreira polícia de Oscar começou em 1914 quando ele foi eleito o primeiro vereador negro de Chicago. Cinco anos depois criou uma organização negra política e se tornou uma liderança respeitável.
Em 1928, Oscar disputou e ganhou sua primeira eleição para deputado federal. Durante três anos foi o único negro no congresso americano.
Uma de seus projetos de lei permitiu a transferência de comarca o julgamento, se um réu acreditava que ele não poderia ter um julgamento justo por causa da raça ou religião.
Mas no congresso, os deputados brancos se recusavam almoçar no mesmo lugar que Oscar.
Em 1929, De Priest foi notícia nacional, quando a primeira-dama dos Estados Unidos - Lou Hoover convidou sua esposa, Jessie, para um tradicional chá para as esposas do Congresso na Casa Branca. Ele morreu aos 80 anos em Chicago.

Oscar se casou com a Jessie L. Williams. Eles tiveram dois filhos juntos: Laurence W., que morreu com 16 anos e Oscar Stanton de Priest, Jr.

Com conteúdo do Wikipédia 

Nenhum comentário: