quinta-feira, setembro 08, 2016

Figuras ocultas da NASA

Deve estrear em janeiro de 2017 o filme Hidden Figures que conta a história real de três cientistas negras que foram importantes com seus cálculos matemáticos para tornar possível as primeiras missões espaciais da Nasa.
O filme resgata As biografias de Katherine Johnson interpretada por Taraji P. Henson, Dorothy Vaughn interpretada por Octavia Spencer, e Mary Jackson interpretada por Janelle Monáe, que foram as responsáveis pelo lançamento de John Glenn, o primeiro americano no espaço.
O feito das três mulheres não foi só étnico, mas também de gênero. Nos livros, documentários e até filmes, as mulheres sempre foram retratadas na Nasa como meras funcionárias coadjuvantes ou no máximo as esposas dos astronautas.

Katherine Johnson fez contribuições fundamentais para programas aeroespacial com a aplicação antecipada de computadores eletrônicos digitais na NASA. Conhecido pela precisão na computadorizada navegação astronômica, o seu trabalho na NASA se estendeu por décadas. Ela calculava as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de emergência para muitos voos de Projeto Mercury , incluindo as primeiras missões da NASA de John Glenn e o voo da  Apollo 11 voo para a Lua. Ainda está viva com 98 anos.




Dorothy Vaughan trabalhou no Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA), a agência antecessora NASA. Ela fez programação de computadores dos computadores da Nasa. Por anos foi chefe de computação de um grupo de trabalho composto inteiramente por matemáticas negras. Ela saiu da NASA em 1971, e morreu 10 de novembro de 2008.

Mary Jackson – foi a engenheira aeroespacial que desenvolveu os cálculos precisos para as simulações de voos dos primeiros foguetes da NASA. Seu trabalho foi fundamental para evitar muitos acidentes.
Mary analisou dados de túnel de ventos experimentais e do mundo real de voo de aeronaves com objetivo de compreender o fluxo de ar, incluindo impulso e arrasto forças.

Por toda sua vida Mary incentivou mulheres negras a avançar em suas carreiras, inclusive aconselhando-os como estudar para que pudessem alterar os seus títulos de matemáticas para engenheiras para assim aumentar suas chances de promoção. Morreu em fevereiro de 2005.

Nenhum comentário: