quarta-feira, agosto 31, 2016

The Birth of a Nation - O Nascimento de uma Nação

Cena da rebelião do filme The Birth Of a Nation
Tem estreia mundial marcada para outubro o filme The Birth of a Nation dirigido e estrelado pelo ator Nate Parker, que é baseado na biografia de Nat Tuner, um personagem da luta contra a escravidão nos Estados Unidos.
Turner nasceu no dia 2 de outubro de 1800 em Southampton, estado da Virginia. Era filho de um casal de escravizados, de propriedade do fazendeiro Benjamin Turner.
Desde pequeno, sua mãe e avó, incentivaram nele, sua autoestima e a não aceitação da condição escrava. Desde criança ele dizia ter visões divinas.
Sua infância seria comum se não fosse esperto em conseguir convencer que um dos filhos do fazendeiro o alfabetiza-lo. Em pouco tempo, ele tomou gosto pela Bíblia Sagrada e se tornou um pregador. Percebendo o poder de persuasão de Nat, o dono da fazenda resolveu usá-lo para pregar e pacificar os escravos.
Não demorou em Nat perceber que era manipula-lo para perceber seu papel importante no processo de libertação de sua comunidade negra. Nat tinha inclusive a convicção, que estava predestinado, divinamente a ser o líder desse movimento.
Aos 31 anos de idade, Nat foi separado de sua família e vendido para Joseph Travis. E naquele ano, em fevereiro, durante um eclipse solar, ele sentiu que era o momento para articular uma rebelião.
Ilustração sobre o massacre promovido pelo grupo de Nat Turner
Inicialmente a data escolhida foi 4 de julho – onde é comemorado a Independência dos Estados Unidos, mas concluíram que não estavam prepararam e adiaram. Remarcaram para o 13 de agosto e realmente executaram 8 dias depois. Primeiro mataram Benjamin, o dono dos escravos. Logo depois libertaram mais de 75 escravos.
Alarmadas autoridades da Virginia conseguiram reunir uma milícia de 3 mil homens. A ideia era derrotar os ex-escravos, e tornar a punição exemplar. Mal equipados, os liderados de Turner, não resistiram por muito tempo e foram dominados, em 48 horas, após o inicio.
Como retaliação, mais de 100 pessoas negras foram assassinadas, inclusive, algumas nem tinha qualquer participação na rebelião. Nat, a exemplo de Zumbi dos Palmares, consegui escapar e tentava organizar outra revolta, mas foi detido, no dia 30 de outubro. No dia 5 de novembro foi sentenciado a morte, e executado no dia 11 de novembro de 1831, na cidade de Jerusalém, estado de Virginia.
Enforcamento de Nat Turner
Mas sua morte não foi em vão, pois motivou a discussão do fim da escravidão no estado da Virginia. E ele se tornou um dos primeiros heróis afro-americanos da luta pela libertação dos escravos.
Há um livro, escrito é lógico sob a ótica dos senhores de escravos, contando o episodio. O titulo é “The Confessions of Nat Turner”(As Confissões de Nat Turner), escrito por Thomas Ruffin Gray.
O filme também é uma resposta a outro filme "O Nascimento de uma Nação", de 1915, dirigido por D. W. Griffith. O filme relata a história  de duas famílias, uma do Sul escravista e outra do Norte abolicionista, durante a Guerra de Secessão e  a  reconstrução do país. 
Mas o filme é um desastre porque os personagens negros eram interpretados por atores brancos, com rosto pintados de negros. Para piorar, os negros são retratados de forma preconceituosa. Além disso, retrata a organização racista Ku Klux Klan como entidade heroica para os sulistas.

Ator e diretor Nat Parker
O diretor de The Birth Of a Nationa, Nat Parker enfrenta uma polêmica que pode prejudicar as chances do filme concorrer ao Oscar 2017. Ele é suspeito de ter estuprado uma mulher, que depois cometeu suicídio. O ator afirma que o sexo foi consensual, porém, vai ter de encontrar mais que palavras para provar a inocência.
Polemicas a parte, veja o trailer e não percam a chance de assistir.





Nenhum comentário: