segunda-feira, junho 23, 2008

Dandaras sai do ar para ir para História



Não faz muito tempo que escrevi sobre o Programa Dandaras. Transmitido por dois anos, na Rádio Gazeta AM, quinzenalmente aos domingos, deixa de ir ao ar por uma decisão do grupo. Infelizmente para toda a comunidade negra.

No pouco tempo de duração da proposta posso dizer que era pioneira. Existiram outros programas radiofônicos com a meta de debater os problemas afro-brasileiros. Mas nunca um em que a produção e a apresentação fosse de uma maioria de mulheres negras. Bom citar que havia no grupo uma euro-descendente.

Pelos microfones comandandos por estas meninas passaram as maiores liberanças do movimento negro brasileiro e personalidades culturais. Quem duvida da qualidade é só dar uma olhar no arquivo dos programas:
A torcida é para que elas retornem em uma outra emissora de rádio ou até em uma versão na televisão. Seria interessante ver no video o potencial de comunicação das meninas, que se retiram das ondas médias para entrar para a História.

A despedida não poderia ser menos emocionante, "Esperamos que esse programa tenha contribuído para o debate da questão racial, lembramos que mais iniciativas como essa devem ser feitas em outros espaços", Gabriela Waltson, uma das últimas Dandaras. como ela mesmo se auto identifica. A estudante de Rádio e TV é um dos exemplos do aumento da presença feminina e negra nos meios de comunicação de massa.

Da minha parte fica o lamento. É triste perceber que as boas ideias tem vida curta. Feliz de quem aproveitou.

Nenhum comentário: