sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Frederick Douglas



O orador e o jornalista afro-americano Frederick Douglas nasceu em Tuckahoe, no Condado de Talbot, Maryland, provavelmente em fevereiro 1817.
Sua mãe era uma mulher negra de inteligência excepcional, e seu pai era um homem branco. Até quase oito anos de idade, ficou sob o cuidados de sua avó; então viveu por um ano na plantação do coronel Edward Lloyd.
Depois foi enviado a Baltimore, onde viveu na família de Hugh Auld. A Senhora Auld tratou-o com a bondade e sem que seu marido soubesse começou a alfabetizá-lo. Frederick acumulou uma certa quantia, em um trabalho de carregador e assim conseguiu financiar seu primeiro livro, O Orator Columbian.
Douglass começou a escrever sobre a coragem das pessoas que fugiam da escravidão. Em 1833, foi enviado para as plantações de Thomas Auld, que o emprestou por um ano a Edward Covey que tinha a reputação de ser severo com os escravos, mas quem não conseguir dominar Frederick.
Outro aliado foi, William Freeland, que possuiu uma plantação grande perto de St. Michaels, que o tratava com muita bondade. De lá tentou escapar em 1836, mas foi preso. Foi libertado, mas seu proprietário, Hugh Auld em Baltimore, o vendeu para um navio.
Douglass logo conseguiu conquistar a confiança da tripulação e conseguiu fugir, em 1838, fugindo em um trem de Baltimore a Nova Iorque. Por causa da perseguição dos caçadores de escravos fugidos, decidiu em assumir o nome de Frederick Augustus Washington Bailey a Frederick Douglass, na cidade de New Bedford, estado de Massachusetts.
Nesta cidade, conseguiu trabalhar livremente por três anos, mas em agosto de 1841, após uma reunião de abolicionista em Nantucket, acabou se tornando um militante da causa, articulando o movimento em, principalmente em Nova Inglaterra e nos outros estados.
Mas algumas pessoas começaram a duvidar de seus relatos como ex-escravo, e por isso foi obrigado em 1845 a publica o livro: A Narrativa da Vida de Frederick Douglass, Um Escravo Americano. Mas seus amigos, preocupados com os rumores de que pudesse ser preso e escravizado o convenceram a ir para Inglaterra. E assim o fez, ficando na Europa por dois anos.
Palestrando na Irlanda, Escócia e Inglaterra, Douglass obteve apoio popular a Abolição da Escravidão na América. Também obtém o beneficio de uma lei que tornava livre, todo o escravo, que fosse para outro.
De 1847 a 1860 Frederick trabalhou em um jornal semanal do abolicionista, intitulado A Estrela do Norte, e depois rebatizado de The Paper of Frederick Douglass. E lutou nos bastidores da política americana para a real libertação dos escravos, lutando pela igualdade racial. Na Guerra Civil da Secessão sugeriu a criação de uma tropa de soldados negros
Depois da Guerra ocupou vários cargos no Governo Federal. Casou com Helen Pitts, e teve com ela os filhos: Rosetta, Henry, Frederick, Redmond e Annie.

Nenhum comentário: