segunda-feira, janeiro 16, 2006

NAT TURNER – LIDER DA REBELIÃO

Rebeliões de pessoas negras escravizadas aconteceram em praticamente todos os países, inclusive nos Estados Unidos. Das inúmeras que ocorreram em solo ianque, vamos destacar aquela que foi liderada por Nat Turner.
Turner nasceu no dia 2 de outubro de 1800 em Southampton, estado da Virginia, filho de um casal de africanos escravizados, de propriedade de Benjamin Turner, um latifundiário americano. Desde pequeno sua mãe e sua avó, incentivaram nele, sua auto-estima e a não aceitação da condição escrava. Ele também afirmava ter visões.
Sua infância seria comum e desprestigiada se não fosse esperto em conseguir convencer que um dos filhos do fazendeiro o alfabetiza-se. Além disso, movido pelas orações de seu povo, ele desenvolveu a consciência de seu papel importante no processo de libertação de sua comunidade negra. Nat tinha inclusive a convicção, que estava predestinado, divinamente a ser o líder desse movimento.
Aos 31 anos de idade, foi separado de sua família e vendido para Joseph Travis. E naquele ano, em fevereiro, na ocorrência de um eclipse solar, sentiu que era o momento para aproveitar e articular uma rebelião. Era propicio, pois todos os brancos, estavam pensando que o evento astronômico, era um sinal de Deus.
Inicialmente a data escolhida foi 4 de julho – onde é comemorado a Independência Norte América, mas concluíram que não estavam prepararam e adiaram. Remarcaram para o 13 de agosto e realmente executaram 8 dias depois. Primeiro mataram Benjamin e mais 50 pessoas. Logo depois libertaram mais de 75 escravos e começaram a planejar uma forma de manter esta condição.
Entretanto as autoridades da Virginia ficaram alarmadas, e conseguiram reunir uma milícia de 3 mil homens. A idéia era derrotar os ex-escravos, e tornar a punição exemplar. Mal equipados, os liderados de Turner, não resistiram por muito tempo e foram dominados, em 48 horas, após o inicio.
Como retaliação, mais de 100 pessoas negras foram assassinadas, inclusive, algumas nem tinha qualquer participação na rebelião. Nat, a exemplo de Zumbi, consegui escapar e tentava organizar outra revolta, mas foi detido, no dia 30 de outubro. No dia 5 de novembro foi sentenciado a morte, e executado no dia 11 de novembro de 1831, na cidade de Jerusalém, estado de Virginia.
Mas sua morte não foi em vão, pois motivou a discussão do fim da escravidão no estado da Virginia. E ele se tornou um dos heróis afro-americanos da luta pela libertação dos escravos.
Há um livro, escrito é lógico sob a ótica dos senhores de escravos, contando o episodio. O titulo é “The Confessions of Nat Turner”(As Confissões de Nat Turner), escrito por Thomas Ruffin Gray.

Nenhum comentário: