sexta-feira, janeiro 06, 2006

94 ANOS DE CONGRESSO NACIONAL AFRICANO


Fundado em 1912 por um grupo de advogados, jornalistas, professores e líderes negros, o Congresso Nacional Africano é uma hoje a principal legenda partidária na África do Sul. Criada para combater a segregação racial, teve entre um de seus maiores lideres, o ex-presidente Nelson Mandela.
O CNA liderou nos seus primeiros anos de existência vários formas de protestos contra a opressão branca no país, através de greves e passeatas, mas de forma moderada. Tal ação quase desacreditou a organização junto aos seus liderados, chegando no final da década de 30, o CNA quase foi extinto.
Em 1940, entrou na presidente do CNA, A.B. Xuma que conseguiu reorganizar a entidade, mas que também, foi considerado condescendente demais com o sistema de Apartheid. Três anos depois um grupo de jovens militantes – Anton Lembede, Nelson Mandela, Walter Sisulu e Oliver Tambo - criaram a Liga da Juventude do CNA, que reativou a luta contra o sistema.
No ano de 1949, James Moroka, assume a presidência do CNA e com uma campanha de Não Violência, inicia o período mais glorioso do partido. No comitê executivo estão integrantes da Liga da Juventude. Walter Sisulu assume a secretaria –geral.
Uma das propostas foi à união em frente com outras entidades de oposição: Partido Comunistas Sul-Africano e Congresso Indiano, participando em maio de 1950 de uma grande manifestação. Outro grande líder do CNA foi o pastor metodista Zulu Albert John Luthuli.
O CNA dirige a África do Sul, após o fim do apartheid e o restabelecimento da democracia, pois 3 mandatos presidenciais.

Nenhum comentário: